Preparar a semana #1

by - 21:29

Domingo passado não foi excepção.
Os meus domingos, os nossos domingos costumam ser dias de planear a semana, sobretudo no que toca a parte alimentar, para que nada falhe.
Neste último domingo a rotina foi diferente, estava completamente “rebentada” de um casamento épico e muito especial, e tive de ganhar coragem, após uma viagem de três horas de Ponte de Lima até Lisboa para preparar a semana cá por casa.
Acreditem mesmo, que a minha cara, quando me deitei no domingo as 8h30 da manhã depois do casamento, não era esta, nem vou mostrar como estava, mas consegui!
Domingo é dia "sagrado" para ir ao supermercado. Prefiro sempre os domingos ou os sábados à tarde quando não há nada programado.
A minha preparação para o supermercado passou a ser simples e eficaz quando vi que demorava duas horas num supermercado ao domingo (isso ainda demoro mas porque fico a ver as revistas, coisas da casa, livros, etc). Começo logo quando os ingredientes cá em casa terminam. Vou colocando num post it no frigorífico e a lista fica composta. Adquiri este truque à medida que as coisas acabam: aponto e disso resulta a lista do supermercado para a próxima semana! Evito passar em corredores proibidos, evito olhar para coisas que me despertam tentações e pecados, evito olhar para demónios constantes que se atravessam no meu caminho pelo super enquanto procuro as coisas pelos corredores. Então, também tenho outro truque para além da lista elaborada é ir ao  super a comer uma maçã!
Feitas as compras do supermercado  e arrumadas, mala da viagem arrumada, roupa estendida e a secar. Vamos para a cozinha. Aos domingos é quando me sinto mais calma na cozinha e em boa verdade é quando tenho a melhor das companhias ao meu lado para todos os momentos, quem está sempre ao meu lado em tudo, o E. E assim, tenho prazer em cozinhar. São pequenos momentos que fazem desta rotina grandes momentos.
Para tornar a vida cá em casa dos dois saudável opto por fazer sempre pão de forma integral que já vos dei a receita num outro espaço apenas meu e mais pessoal, mas que podem ir lá visitar e tenho todo o gosto que vejam lá a receita (clique aqui).

Depois passo para a sopa. Um sopa quentinha que aconchega o nosso domingo que já é por si um dia em que a nossa cara de fim de semana muda e entramos em modo "cara de semana", ou seja prontos a começar uma nova semana, mais uma cheia de trabalho, rotina e stress. Tudo o que possa fazer para diminuir o meu stress semanal tenho feito. Muitas vezes fica logo para o jantar e levo para o almoço de segunda que foi ontem Desta vez foi sopa de curgete na Super Bimby claro...

Receita:
Ingredientes
50g de cebola
1dente de alho
500g de curgete cortada em pedaços
500g de água
1c chá de caldo de legumes caseiro ou 1 cubo de caldo de legumes
1c chá de sal
1 pitada de pimenta
10g de manteiga
40g de queijo fundido ou natas
Notas em relação aos ingredientes: Já experimentei com o caldo de legumes. Neste momento quando faço a sopa não coloco o caldo de legumes. Por três razões. A primeira porque acabaram cá em casa os cubos que usava que eram da Knorr. A segunda porque estou tentada a fazer caldo de legumes caseiro e não tive ainda oportunidade e a paciência chave. E a terceira é porque sinto realmente a sopa mais saudável e com um sabor mais verdadeiro sem o caldo de legumes. Em relação à pimenta anteriormente não colocava porque confesso que não sou fã de pimenta mas acabei por experimentar e pronto dou razão que o sabor até nem fica mal.
Preparação:
  • Cortar a cebola e o alho pique 3seg/vel.5. Depois baixar com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo;
  •  adicionar a curgete, a água, o caldo, o sal e a pimenta 15min/100ºC/vel.1
  • adicionar a manteiga e a as natas ou o queijo fundido 1min/vel. 5-7, aumentando progressivamente até a vel.7.

Esta sopa entrou cá em casa e está difícil de mudarmos para outra.
Desde a minha mudança de hábitos alimentares que tentei tirar a batata da sopa semanal. E o resultado tem sido muito positivo.
A sopa não precisa de batata normal para ser saborosa na mesma! Esta sopa tem algumas vantagens: é uma sopa óptima super simples de preparar na bimby e rápida.
Pode até durar para poucas refeições. Mas fazendo ao domingo ou em qualquer dia da semana é uma excelente opção para o nosso jantar!
Muitas vezes ao domingo também preparo iogurtes, líquidos e granola. Com ou sem bimby é fácil fazer granola. Se quiserem um post só de granola podem colocar nos comentários! Como na semana passada fiz uma quantidade enorme, então não precisei de preparar.
Quanto aos iogurtes deixei para mesmo para terça.
Uma dica para cozinharem sem o tempo passar, bebam qualquer coisa, água com aromas, por exemplo. Eu desta vez bebi um chá que adoro da yogi tea detox, tendo em conta os excessos do fim de semana. Pode ser também uma opção válida para vocês.
Isto é um pouco da minha rotina de domingo e da minha relação com os alimentos e o supermercado!
Tenho muitas outras rotinas saudáveis para depois...
Bom início de semana!
Don´t forget u-choose health!
Beijinhos,



Ana Luísa

You May Also Like

0 comentários